sexta-feira, 26 de março de 2010

TERREMOTOS

BOM DIA PESSOAL!!!!

O terremoto é um abalo violento do solo que dura de 1 a 2 minutos. O chão começa a tremer e provoca o desmoronamento de casas, os móveis caem e os vidros das janelas quebram. Em casos mais violentos os prédios desmoronam e pontes são destruídas.
A quase totalidade dos terremotos tem origem tectônica, isto é, estão associados a falhas geológicas. Entretanto, os terremotos podem ser também ocasionados por atividades vulcânicas ou pela própria ação do homem que, neste caso, recebe a denominação de sismos induzidos.

REALIZE UMA PESQUISA NOS SITES ABAIXO INDICADOS E REDIJA UM COMENTÁRIO ACERCA DO ASSUNTO, RELATANDO AS CAUSAS E EFEITOS DOS TERREMOTOS, BEM COMO OS PROBLEMAS OCASIONAIS. BOM TRABALHO...

http://www.infoescola.com/geografia/escala-richter/

http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/.../terremoto.htm

http://www.iag.usp.br/siae98/terremoto/terremotos.htm

http://200.136.76.127/vestibular/roteiro_estudos/placas_tectonicas.aspx

http://www.obsis.unb.br/index.php?option=com_content&view=article&id=55&Itemid=66&lang=pt

http://www.brasilescola.com/geografia/terremotos.htm

51 comentários:

Summer disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Alunas: Bárbara Moura n°03
Jackeline Barbosa n°14
Série: 2° Ano A


Concluímos que na maioria das vezes, os terremotos são causados por abalos sísmicos, causando a locomoção das placas tectônicas. Os sismógrafos destinam-se a detectar e medir as ondas mecânicas e as vibrações geradas pelo terremoto.
Os terremotos podem durar entre 1 e 2 minutos. Eles causam muitos danos as regiões que foram atingidas; derrubando casas, árvores, quebrando vidros de janelas e quando o terremoto é ainda mais forte, pode derrubar prédios e pontes.

gustavo e fernando disse...

A camada mais importante para nós seres vivos,é uma camada chamada litosfera;e as partes fragmentadas são chamadas placas tectônicas.
As ondas sísmicas,são o acúmulos de energia potencial acumulada sob a forma de deformação nas rochas. Terremoto ou sismo são tremores bruscos e passageiros que acontecem na superfície da Terra causados por choques subterrâneos de placas rochosas da crosta terrestre a 300m abaixo do solo.
As conseqüências de um terremoto são:
• Vibração do solo,
• Abertura de falhas,
• Deslizamento de terra,
• Tsunamis,
• Mudanças na rotação da Terra.

Albert e Marco M disse...

Terremoto ou abalo sísmico é um movimento brusco e repentino do terreno resultante de um falhamento. Portanto, a ruptura de uma rocha é o mecanismo pelo qual o terremoto é produzido. Essa ruptura causa a liberação de uma grande quantidade de energia, a qual gera ondas elásticas que se propagam pela Terra em todas as direções.
As rochas comportam-se como corpos elásticos e podem acumular deformações quando submetidas a esforços de compressão ou de tração. Quando esse esforço excede o limite de resistência da rocha esta se rompe ao longo de um plano, novo ou pré-existente de fratura, chamado falha.
Normalmente não é o deslocamento na fratura que causa maior estrago, mas sim as vibrações (ondas elásticas) que se propagam a partir da fratura. Na maior parte das vezes a fratura nem atinge a superfície, mas as vibrações podem ser fortes o suficiente para causar danos consideráveis.
As forças tectônicas que causam os sismos são devidas aos processos dinâmicos que ocorrem no interior da Terra, principalmente os lentos movimentos de convecção no manto, responsáveis pela deriva dos continentes.

Willian e Norberto disse...

O terremoto é o abalo de vibração brusca e passageira, que as vezes devastas as cidades que é o caso de muitos terremotos, o resultado de um terremoto é o movimento subterraneo de placas rochosas de as vezes de atividades vulcanicas e de deslocamentos de terras.Hoje em dia os terremotos podem ser detectados por aparelhos para detectar terremotos .
Os terremotos podem causar vibrações do solo, aberturas de falhas, deslizamentos de terra tsunami, mudanças na rotação da terra.
Os terremotos hoje vem devastando cidades e matando pessoas, e para mim a um certo envolvimento do homem , pois o homem não esta nem ai para a natureza !

Anônimo disse...

ola querida professora!!!! te adoramos..;)
bom...
Causas: Terremoto é uma é um movimento brusco e repentino do terreno resultante de um falhamento.
as três principais causas dos terremotos são:vulcanismo,desabamento e tectonismo
Os grandes abalos ocorrem principalmente na região de encontro entre as placas, onde se localizam as falhas maiores, de escala continental.
Efeitos
As vibrações sísmicas produzem efeitos mais danosos nas regiões cobertas por sedimentos pouco consolidados, muito embora as rochas duras conduzam as ondas com maior velocidade.Muito embora a sismologia (estudo dos terremotos e da estrutura da Terra) esteja bastante adiantada, o homem ainda não descobriu uma maneira de prever os terremotos catastróficos.


Alunas: Renata Freitas n°28
Dayane Luiz n°07

2°A

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Suzana e Andreza disse...

Alunas:Suzana Paola e Andreza Monique.
nº 19 e 04
série:3ºano A

Ouvimos falar sobre terremotos nos noticiários apenas de vez em quando, mas na verdade eles ocorrem todos os dias no nosso planeta.
Terremoto ou abalo sísmico é um movimento brusco e repentino,ele resulta de um falhamento, devido a ruptura de uma rocha que é o mecanismo pelo qual o terremoto é produzido.
Essa ruptura causa a liberação de uma grande quantidade de energia, a qual gera ondas elásticas que se propagam pela Terra em todas as direções.
Os terremotos causaram muitos danos à terra e tiraram muitas vidas.Geralmente, não é o tremor de terra em si que mata, é a destruição de estruturas feitas pelo homem.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Alunos: Andre e Geuza
Nº: 03 e 07
Serie:3º A

Não passa um mês sem que tomemos conhecimento de algum terremoto significativo. E isso porque os tremores menores, que também causam extensos danos e muita apreensão, não são sequer noticiados.
Estima-se que ocorram a cada ano cerca de 500 mil tremores em todo o globo, havendo quem fale até de um milhão de sismos, dos quais 100 mil são percebidos pelas pessoas com seus próprios sentidos e pelo menos mil causam danos. A Terra está tremendo sem parar, o que nada de bom significa para os seres humanos.

Sthephane e Monique! disse...

Terremotos são tremores de vibração brusca e passageira da superfície da Terra, por causa dos movimentos subterrâneos de placas rochosas, de atividade vulcânico. Normalmente não é o deslocamento na fratura que causa maior estrago, mas sim as vibrações que se propagam a partir dela. AS consequencias desses terremotos podem ser: deslisamentos de terras, tsunames, vibrações do solo, derruba casas e predios, etc. essas vibrações são fortes o suficientes para causar danos irreparáveis aos pontos que atingem. O equipamento usado para medir e estudar o comportamento dos terremotos é o sismógrafo, que detecta e medi as ondas mecânicas e as vibrações geradas pelos terremotos.

Alunas: Monique Fidalgo e Sthephane Oliveira nº: 23 e 18 // 3º A

Mariana e Adrielly disse...

E. E. José Antônio Pereira.
Alunas: Mariana e Adrielly
Série: 3° Ano E. M. "A"

Terromotos

A maior parte dos terremotos ocorrem nas fronteiras entre placas tectônicas, ou em falhas entre dois blocos rochosos. O comprimento de uma falha pode variar de alguns centímetros até milhares de quilômetros, como é o caso da falha de Santo André na Califórnia, Estados Unidos.
Só nos Estados Unidos ocorrem de 12 000 a 14 000 terremotos anualmente. Baseado em registros históricos de longo prazo.
Entre os efeitos dos terremotos estão a vibração do solo, abertura de falhas, deslizamentos de terra, tsunamis, mudanças na rotação da Terra, além de efeitos deletérios em construções feitas pelo homem, resultando em perda de vidas, ferimentos e altos prejuízos financeiros e sociais (como o desabrigo de populações inteiras, facilitando a proliferação de doenças, fome, etc). Assim pode apresentar os tipos de terremotos, são:
• Terremotos de origem natural
• Terremotos induzidos

Nayara e Nésia disse...

Nayara e Nésia
14 e 15
3°A

Terremoto ou abalo sísmico é um movimento brusco e repentino do terreno resultante de um falhamento. Hoje em dia os terremotos estão acontecendo com mais freqüência em lugares onde não era comum acontecer, o Brasil é um deles, pois acreditavam que não podia haver terremotos por aqui, no entanto esta informação é um tanto precipitada pois já houve casos de tremores no país, porem não tão grandes como ocorreram em outros lugares. O maior tremor de terra já ocorrido no Brasil foi há 3 anos atrás, no Ceará onde cerca de 75 casas foram derrubadas e muitas outras foram condenadas e uma criança morreu.
Portanto, chegamos a conclusão que o Brasil não está totalmente livre da ocorrência de terremotos, porém, esses tremores ocorrem sem que haja grande destruição de construções e infraestrutura.

Anônimo disse...

Aluna: Jéssica Renata, Mayume de Oliveira e Milena Araujo.
nº: 08, 12, 13.

Existem dois tipos de sismos: os de origem natural e os induzidos. A maioria deles é de origem natural e são chamados de sismos tectônicos. A força das placas tectônicas desliza sobre a astenosfera (Região interna do planeta Terra, onde as ondas sísmicas diminuem de velocidade), podendo se afastar, colidir ou deslizar uma pela outra.
A energia é liberada através de ondas sísmicas pela superfície e interior da terra.
Por outro lado o terremoto induzido é produzido pelo homem, como por exemplo: Atividades de mineração e pedreiras; Injeção profunda de fluídos sob alta pressão; Extração de líquidos; explosões subterrâneas; Enchimento de reservatórios na construção de barragens. Alguns sismos podem produzir grandes efeitos macrossísmicos associados, com vítimas humanas e prejuízos materiais, causando um impacto ambiental e social grande.

Anônimo disse...

Aluno:Renan Jeronimo N° 16
3°A



Os terremotos são tremores fortes ou passageiros que acontecem na superfície da Terra podendo ser naturais ou induzidos.Naturais ocorrem pela força das placas tectônicas que desliza sobre a astemosfera podendo se afastar , colidir ou deslizar uma pela outra.Com essa força as rochas se rompem e liberam uma energia acumulada durante o processo de elasticidade.Essas ondas vão a todas as direções mas nem sempre atingem a superfície , outros são tão fortes que podem causar danos consideráveis.Os tipo de sismo é o induzido,que pelo que o nome já diz é causado pelo homem , ou por explosões,retirada de minérios ou até mesmos na queda de edifícios,que não são tão grandes como os naturais.Os geólogos e sismógrafos se preocupam em estudar os terremotos, para que medidas pudessem ser tomadas antes para minimizar os danos. O principal equipamento associado à medida e estudo do comportamento dos terremotos e abalos sísmicos é o sismógrafo, que se destina a detectar e medir as ondas mecânicas e as vibrações geradas pelos terremotos.
Os terremotos geralmente são classificados pelos danos que causam á região que ocorrem. Essa classificação é feita através de um número que indica a magnitude to terremoto, que esta relacionada com a energia liberada pelas ondas do terremoto.Um terremoto de magnitude 2,0 é imperceptível ,já o do chile foi de 8,8 um dos mais fortes até hoje.

Ah, Morre Diabo... disse...

Alunos:Abner Lombardi, Adriana rocha.
Série:1ºB Nº:01 e 02 repectivamente

segue abaixo a pesquisa sobre terremotos.

Terremoto ou sismo são tremores bruscos e passageiros que acontecem na superfície da Terra causados por choques subterrâneos de placas rochosas da crosta terrestre a 300m abaixo do solo. Outros motivos considerados são deslocamentos de gases (principalmente metano) e atividades vulcânicas. Existem dois tipos de sismos: Os de origem natural e os induzidos.

As conseqüências de um terremoto são:
• Vibração do solo,
• Abertura de falhas,
• Deslizamento de terra,
• Tsunamis,
• Mudanças na rotação da Terra.

Anônimo disse...

eu pudi concluir que Ao se observar a superfície de nosso planeta, tem-se a impressão de que ela é lisa, plana, apresentando certa homogeneidade. A camada mais importante para nós, seres vivos, é uma pequena “casca” conhecida como litosfera — a superfície sólida do planeta, que atinge no máximo 50 km de espessura.






Essa formação é um processo conturbado, podendo causar terremotos ou o surgimento de vulcões. Esse é o caso de toda a costa oeste da América do Norte e do Sul, onde o encontro da placa da América com a do Oceano Pacífico fez surgir a Cordilheira dos Andes e as Montanhas Rochosas. O mesmo ocorreu no encontro da placa do subcontinente indiano com a da Ásia, fazendo surgir o Himalaia, que cresce 5 cm por ano.

Ah, Morre Diabo... disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gunther disse...

Os geólogos e sismólogos há muito se preocupam em estudar o comportamento dos terremotos, para que medidas preventivas possam ser tomadas, objetivando minimizar seus impactos, e de desenvolver dispositivos que possam prever a ocorrência de fenômenos naturais.Terremoto ou abalo sísmico é um movimento brusco e repentino do terreno resultante de um falhamento. Portanto, a ruptura de uma rocha é o mecanismo pelo qual o terremoto é produzido. Essa ruptura causa a liberação de uma grande quantidade de energia, a qual gera ondas elásticas que se propagam pela Terra em todas as direções.

Nome:Gunther Nº11 Serie:1º Ano B

Anônimo disse...

( Ana Paula e Nelize - 1º B )


Sabemos que o teremoto é um movimento brusco e repentino, resultante de um falhamento. O mecanismo é causado pelo movimento é uma rocha.. a qual gera ondas elásticas que se propagam pela Terra em todas as direções.
Sao umas vibrações (ondas elásticas) que se propagam a partir da fratura. Na maior parte das vezes a fratura nem atinge a superfície, mas as vibrações podem ser fortes o suficiente para causar danos consideráveis.

Anônimo disse...

( Ana Paula e Nelize - 1º B )


Sabemos que o teremoto é um movimento brusco e repentino, resultante de um falhamento. O mecanismo é causado pelo movimento é uma rocha.. a qual gera ondas elásticas que se propagam pela Terra em todas as direções.
Sao umas vibrações (ondas elásticas) que se propagam a partir da fratura. Na maior parte das vezes a fratura nem atinge a superfície, mas as vibrações podem ser fortes o suficiente para causar danos consideráveis.

Lays disse...

Kendra Louize N°18 1°ano B
Lays Costa N°19


Terremotos, ou abalos sismicos, sao tremores bruscos e passageiros que acontecem na superficie terrestre,causados por choques subterraneos de placas rochosas da crosta terrestre a 300m abaixo do solo.
Outros motivos considerados sao deslocamentos de gasese atividades vulcanicas.
Existem dois tipos de sismos:
•Os naturais
•Os induzidos


○Quais sao as consequencias de um terremoto?
•vibraçâo do solo
•abertura de falhas
•deslizamento de terra
•tsunamis
•mudança na rotaçao da Terra.

melina e vinicius disse...

alunos:melina nº22 e vinicius nº32
1 ano B
Os terremotos em sua maioria são causados por abalos sismicos ,mas tambem podem ser causados por vulcões ou ação humana.podem causar:deslizamento de terra ,tsunamis,mudanças no eixo e na rotação da terra .esses abalos são classificados de I aXII .PELAS teoria de G.Marcelli!DURAM ALGUN MINUTOS MAS PODEM TER CONSEQUENCIAS ENORMES.

Anônimo disse...

alunos:Hemily/Ivan
n°12 e 14

Terremotos
TERREMOTOS

Terremoto ou abalo sísmico é um movimento brusco e repentino do terreno resultante de um falhamento. Portanto, a ruptura de uma rocha é o mecanismo pelo qual o terremoto é produzido. Essa ruptura causa a liberação de uma grande quantidade de energia, a qual gera ondas elásticas que se propagam pela Terra em todas as direções.

As rochas comportam-se como corpos elásticos e podem acumular deformações quando submetidas a esforços de compressão ou de tração. Quando esse esforço excede o limite de resistência da rocha esta se rompe ao longo de um plano, novo ou pré-existente de fratura, chamado falha.

Normalmente não é o deslocamento na fratura que causa maior estrago, mas sim as vibrações (ondas elásticas) que se propagam a partir da fratura. Na maior parte das vezes a fratura nem atinge a superfície, mas as vibrações podem ser fortes o suficiente para causar danos consideráveis.

As forças tectônicas que causam os sismos são devidas aos processos dinâmicos que ocorrem no interior da Terra, principalmente os lentos movimentos de convecção no manto, responsáveis pela deriva dos continentes.

Lucas Santos e Daniel disse...

As maiorias dos sismos são de origem natural da Terra, chamados de sismos tectônicos. A força das placas tectônicas desliza sobre a atmosfera podendo afastar-se, colidir ou deslizar-se uma pela outra. Com essas forças as rochas vão se alterando até seu ponto de elasticidade, após isso as rochas começam a se romper e libera uma energia acumulada durante o processo de elasticidade. A energia é liberada através de ondas sísmicas pela superfície e interior da Terra.

Anônimo disse...

Alunos:Bernardino Gabriel,Rafael Filipe e Rangel correa.
Nº06,24 e 25


TERREMOTOS
Terremoto ou abalo sísmico é um movimento brusco e repentino do terreno resultante de sismos são devidas aos processos dinâmicos que ocorrem no interior da Terra, principalmente os lentos movimentos de convecção no manto, responsáveis pela deriva dos continentes.um falhamento. Portanto, a ruptura de uma rocha é o mecanismo pelo qual o terremoto é produzido. Essa ruptura causa a liberação de uma grande quantidade de energia, a qual gera ondas elásticas que se propagam pela Terra em todas as causam os direções.
MAGNITUDE
Para cobrir todos os tamanhos de terremotos, desde os micro tremores de magnitude negativas até os grandes terremotos com magnitudes superiores a 8.0, foi idealizada uma escala logarítmica, sem limites. No entanto, a própria natureza impõem um limite superior a esta escala já que ela está condicionada ao próprio limite de resistência das rochas da crosta terrestre.
Magnitude e energia podem ser relacionadas pela fórmula descrita por Gutenberg e Richter em 1935:
log E = 11,8 + 1,5M
onde:
E= energia liberada em erg;
M=magnitude do terremoto.
INTENSIDADE

A intensidade sísmica é uma medida qualitativa que descreve os efeitos produzidos pelos terremotos em locais da superfície terrestre. A classificação da intensidade sísmica é feita a partir da observação "in loco" dos danos ocasionados nas construções, pessoas ou meio ambiente. Esses efeitos são denominados macrossísmicos.
ESCALA DE INTENSIDADE
MERCALLI MODIFICADA (ABREVIADA)
G. Mercalli
. Não sentido
II. Sentido por pessoas em repouso ou em andares superiores
III. Objetos pendurados são balançados um pouco. Vibração leve
IV. Vibração como a causada pela passagem de caminhões pesados. Chacoalhar de janelas e louças. Carros parados são balançados
V. Sentido fora de casa. Acorda gente. Objetos pequenos tombados. Quadros são movidos
VI. Sentido por todos. Deslocamento de mobília. Danos: louça e vidraria quebradas, queda de mercadorias. Rachadura no reboco
VII. Percebido por motoristas dirigindo. Dificuldade em manter-se em pé. Sinos tocam ( igrejas, capelas, etc.).Danos: quebra de chaminés e ornamentos arquitetônicos, queda de reboco, quebra de mobília, rachaduras consideráveis em reboco e alvenaria, algumas casas de adobe tombadas/desabadas
VIII. Pessoas dirigindo automóveis são perturbadas. Galhos e troncos quebrados. Rachaduras em solo molhado. Destruição: torres d água elevadas, monumentos, casas de adobes. Danos severos a moderados: estruturas de tijolo, casas de madeira (quando não estão firmes com fundação), obras de irrigação, diques
IX. Solo conspicuamente rachado ("crateras de areia"). Desabamentos. Destruição: alvenaria de tijolo não armado. Danos severos a moderados: estruturas inadequadas de concreto armado, tubulações subterrâneas. Desabamentos e solo rachado muito espalhados. Destruição: pontes, túneis, algumas estruturas de concreto armado.Danos severos a moderados: maioria das alvenarias, barragens, estradas de ferro
XI. Distúrbios permanentes no solo
XII. Danos quase totais.

Anônimo disse...

Alunos:Bernardino Gabriel,Rafael Filipe e Rangel correa.
Nº06,24 e 25


TERREMOTOS
Terremoto ou abalo sísmico é um movimento brusco e repentino do terreno resultante de sismos são devidas aos processos dinâmicos que ocorrem no interior da Terra, principalmente os lentos movimentos de convecção no manto, responsáveis pela deriva dos continentes.um falhamento. Portanto, a ruptura de uma rocha é o mecanismo pelo qual o terremoto é produzido. Essa ruptura causa a liberação de uma grande quantidade de energia, a qual gera ondas elásticas que se propagam pela Terra em todas as causam os direções.
MAGNITUDE
Para cobrir todos os tamanhos de terremotos, desde os micro tremores de magnitude negativas até os grandes terremotos com magnitudes superiores a 8.0, foi idealizada uma escala logarítmica, sem limites. No entanto, a própria natureza impõem um limite superior a esta escala já que ela está condicionada ao próprio limite de resistência das rochas da crosta terrestre.
Magnitude e energia podem ser relacionadas pela fórmula descrita por Gutenberg e Richter em 1935:
log E = 11,8 + 1,5M
onde:
E= energia liberada em erg;
M=magnitude do terremoto.
INTENSIDADE

A intensidade sísmica é uma medida qualitativa que descreve os efeitos produzidos pelos terremotos em locais da superfície terrestre. A classificação da intensidade sísmica é feita a partir da observação "in loco" dos danos ocasionados nas construções, pessoas ou meio ambiente. Esses efeitos são denominados macrossísmicos.
ESCALA DE INTENSIDADE
MERCALLI MODIFICADA (ABREVIADA)
G. Mercalli
. Não sentido
II. Sentido por pessoas em repouso ou em andares superiores
III. Objetos pendurados são balançados um pouco. Vibração leve
IV. Vibração como a causada pela passagem de caminhões pesados. Chacoalhar de janelas e louças. Carros parados são balançados
V. Sentido fora de casa. Acorda gente. Objetos pequenos tombados. Quadros são movidos
VI. Sentido por todos. Deslocamento de mobília. Danos: louça e vidraria quebradas, queda de mercadorias. Rachadura no reboco
VII. Percebido por motoristas dirigindo. Dificuldade em manter-se em pé. Sinos tocam ( igrejas, capelas, etc.).Danos: quebra de chaminés e ornamentos arquitetônicos, queda de reboco, quebra de mobília, rachaduras consideráveis em reboco e alvenaria, algumas casas de adobe tombadas/desabadas
VIII. Pessoas dirigindo automóveis são perturbadas. Galhos e troncos quebrados. Rachaduras em solo molhado. Destruição: torres d água elevadas, monumentos, casas de adobes. Danos severos a moderados: estruturas de tijolo, casas de madeira (quando não estão firmes com fundação), obras de irrigação, diques
IX. Solo conspicuamente rachado ("crateras de areia"). Desabamentos. Destruição: alvenaria de tijolo não armado. Danos severos a moderados: estruturas inadequadas de concreto armado, tubulações subterrâneas. Desabamentos e solo rachado muito espalhados. Destruição: pontes, túneis, algumas estruturas de concreto armado.Danos severos a moderados: maioria das alvenarias, barragens, estradas de ferro
XI. Distúrbios permanentes no solo
XII. Danos quase totais.

Igor Baptista, Nº 13, 1º A :D disse...

Os terremotos geralmente são causados por deslocamentos opostos e atrito das placas tectônicas, causando tremores de terra. Por isso terremotos são pouco frenqüentes no Brasil, sendo que este está localizado exatamente em cima de uma. Esses são os sismos naturais. Os induzidos são mais raros, geralmente se originando de explosões, etc.
O terremoto pode causar deslizamento de terra, tsunamis, além de poder ter força para fazer desabar alguns prédios. Enfim, o terremoto é uma força incrível da natureza, que pode causar muitos danos à sociedade. :D

Anônimo disse...

Alunos:Abner,Caroline,Rebeca
Nº 01,07,26
Ano 1° A


Os terremotos são abalos sísmicos que são classificados pela grandeza de seus estragos principalmente no Epcentro aonde ocorre.Os geólogos e sismólogos há muito se preocupam em estudar o comportamento dos terremotos, para que medidas preventivas possam ser tomadas, objetivando minimizar seus impactos, e de desenvolver dispositivos que possam prever a ocorrência de fenômenos naturais.Os terremotos causam abalos q destróem o local onde ocorrem,eles rompem as placas tectonicas e racham os locais destruindo tudo por onde passa causando mortes e destruição.

Anônimo disse...

Nome:Giuliano fernandes N° 11 1ºA
Nome:Vinnie Roberto Nº33

Os terremotos são tremores de terra, corresponde a um fenômeno natural que compõe a estrutura do planeta, uma vez que essa não é estática, pelo contrário é bastante dinâmica e realiza diversos movimentos, pois existe uma grande quantidade de energias em seu interior.

O terremoto é um dos elementos ativos que ocorre no planeta, nesse caso é desenvolvido com várias intensidades que oscilam de acordo com a energia liberada medida em nível de escala. No mundo a escala mais usada é a Escala Richter que varia de 0 a 9 graus, em energia liberada pelo tremor.

Anônimo disse...

Nome: Ariane Ferreira e Thyná Pinheiro
Número: 5 e 30
Causas:
Terremoto ou sismo é um fenômeno que acontece devido à movimentação que ocorre no núcleo do planeta Terra.
Um segundo tipo de terremoto, porém menos comum, é o resultante de erupções vulcânicas, provocados pela acumulação de magma ao largo da câmara magmática do vulcão.
Efeitos:
Tremor de grande proporção causa grande destruição nas edificações em geral, além de desintegrar pontes, praticamente nenhuma construção é capaz de suportar a energia liberada.Além de causar fendas na superfície, danificar os sistemas de esgoto e água que se encontram no subsolo e que podem ser quebrados.

Anônimo disse...

Movimentação que ocorre no núcleo do Terra,placas tectônicas,que provocam abalos sísmicos.
Muito destruição por onde passa,é classificado de 1 e não tem limite definido.


Aluno:Júlio Cézar N:16
Aluno:Lucas Ewerton N:20

Anônimo disse...

Aluna:Fernanda Katllen
Aluna:Joana Maraah n°15
série:1°A


Entendemos que a desintegração do átomo provocará em grande escala a decomposição do Átomo em cadeia, resultando disso o Retrocesso do planeta Terra até seu passado ARCAICO. Desde aquele remoto passado, a Terra veio trabalhando com as FORÇAS DE COESÃO MOLECULAR.

Anônimo disse...

Keven Hiago 1ªC | Eu conclui q Terremoto ou sismo é um fenômeno que acontece devido à movimentação que ocorre no núcleo do planeta Terra. As ondas de força provocadas por tal movimentação são transmitidas às outras camadas componentes da massa do planeta até atingir a superfície na forma de tremores.

Anônimo disse...

Terremoto ou abalo sísmico é um movimento brusco e repentino do terreno resultante de um falhamento ou também pode ser Terremoto ou sismo são tremores bruscos e passageiros que acontecem na superfície da Terra As forças tectônicas que causam os sismos são devidas aos processos dinâmicos que ocorrem no interior da Terra, principalmente os lentos movimentos de convecção no manto, responsáveis pela deriva dos continentes.

é isso ae.

Bruna Landara e Arthur Palhares disse...

Alunos: Bruna Landara n°06 e Arthur Palhares n° 02.

Os geólogos e sismólogos há muito se preocupam em estudar o comportamento dos terremotos, para que medidas preventivas possam ser tomadas, objetivando minimizar seus impactos, e de desenvolver dispositivos que possam prever a ocorrência de fenômenos naturais. Normalmente não é o deslocamento na fratura que causa maior estrago, mas sim as vibrações que se propagam a partir da fratura. Na maior parte das vezes a fratura nem atinge a superfície, mas as vibrações podem ser fortes o suficiente para causar danos consideráveis. A Escala Richter, utilizada para medir a magnitude do terremoto foi proposta em 1935 pelo sismólogo Charles Francis Richter (1900 -1985), que pretendia inicialmente empregá-la apenas para medis abalos no sul da Califórnia.

Anônimo disse...

aluno:Rafael Gonçalves Macedo nº 29
1ºC matutino

Terremoto ou abalo sísmico é um movimento brusco e repentino do terreno resultante de um falhamento ou também pode ser Terremoto ou sismo são tremores bruscos e passageiros que acontecem na superfície da Terra As forças tectônicas que causam os sismos são devidas aos processos dinâmicos que ocorrem no interior da Terra, principalmente os lentos movimentos de convecção no manto, responsáveis pela deriva dos continentes.

é isso ae.

Anônimo disse...

Nome=Bruna Paganotte nº7
Nome=Daniela de Souza nº10 1ºc

Terremoto ou abalo sísmico é um movimento brusco e repentino do terreno resultante de um falhamento. Portanto, a ruptura de uma rocha é o mecanismo pelo qual o terremoto é produzido. Essa ruptura causa a liberação de uma grande quantidade de energia, a qual gera ondas elásticas que se propagam pela Terra em todas as direções.

Anônimo disse...

Com base nessas pesquisas, podemos concluir que os terremotos sao causados pelo deslocamento das placas tectonicas, quando elas saem de seu lugar de origem, e fazem a parte da terra tremer.
E assim, faz com que os predios desmonorem, e casas veêm abaixo.

Nome: Marcio Freitas n°27
Elvis Silva Braga nº 15

Anônimo disse...

Concluí que um terremoto acontece com o deslocamento das placas tectônicas.
Geralmente duram em torno de 1 ou 2 minutos, e causa um imenso estrago na superfície.
O local onde o tremor é sentido mais fortemente é nas fronteiras das placas tectônicas.
Esses abalos ou tremores são classificados de tres formas: Superficiais(70 KM de profundidade), Intermédio(entre 70 e 350 KM de profundidade), Profundos (entre 350 e 670 KM de profundidade) e abaixo de 700 KM, que são muito raros.

Anônimo disse...

A desintegração do átomo provocará em grande escala a decomposição do Átomo em cadeia, resultando disso o Retrocesso do planeta Terra até seu passado ARCAICO. Desde aquele remoto passado, a Terra veio trabalhando com as FORÇAS DE COESÃO MOLECULAR.

raphael martins
andre victor

Unknown disse...

Os terremotos geralmente são causados por deslocamentos opostos e atrito das placas tectônicas, causando tremores de terra. Por isso terremotos são pouco frenqüentes no Brasil, sendo que este está localizado exatamente em cima de uma. Esses são os sismos naturais. Os induzidos são mais raros, geralmente se originando de explosões, etc.
O terremoto pode causar deslizamento de terra, tsunamis, além de poder ter força para fazer desabar alguns prédios. Enfim, o terremoto é uma força incrível da natureza, que pode causar muitos danos à sociedade.

Anônimo disse...

ALUNOS:Rogerio Veiga n°32
Brendon A.Almeida n°03
1°ano c ensino medio


Basicamente os terremotos são abalos sismicos que são considerados fenomenos fisicos.Eles são causados pela locomoção das placas tectÔnicas,com isso,acontece abalos e tremores na terra causando a vibração do solo,tsunamis,deslizamentos de terras,etc.A duração de um terremoto é de midia de 1 a 2 minutos.

Anônimo disse...

O Terremoto são grandes abalos que acontesse em grande maioria no mundo achamos isso um absurdo mas não podemos fazer nada.
Por que isso e um fenomeno da natureza.
Mas as principais acontecimentos não ocorrem no brasil.


Lucas Cabral ,e, Douglas Santana 1ºC.

Marcel e Rodrigo disse...

Identificamos que na maioria das vezes os acumulos de energia potencial acumuladas sobre a forma de energia deformaçao das rochas , os terremotos sao causados por choques vinculados nas placas tectonicas e predominam na maioriadas veses na parte da maior placa tectonica do planeta que se localiza do meridiano de greenwich .

Diego Ratier e Matheus disse...

Os terremotos são abalos que ocorrem em varios lugares do planeta e é comsiderado um fenomeno natural, isto é não podemos fazer nada para paralo, mas podemos prevelo com uma escala chamada escala richter.
isso causa muita destruição e devastação, felizmente esse fenomeno não acontece em nossa cidade.
As cidades devastadas por terremotos são muito prejudicadas e perdem varios abitantes.

Anônimo disse...

Concluimos que o Terremoto ou sismo são tremores bruscos e passageiros que acontecem na superfície da Terra causados por choques subterrâneos de placas rochosas da crosta terrestre.Alem de efeitos prejudiciais ao homen como ferimentos,mortese desabamentos de casas predios etc.

ALUNAS:Thaynara Cristina e Bruna Oshiro ANO 1°C

Diego Ratier e Matheus disse...

Os terremotos são abalos que ocorrem em varios lugares do planeta e é comsiderado um fenomeno natural, isto é não podemos fazer nada para paralo, mas podemos prevelo com uma escala chamada escala richter.
isso causa muita destruição e devastação, felizmente esse fenomeno não acontece em nossa cidade.
As cidades devastadas por terremotos são muito prejudicadas e perdem varios abitantes.

Diego Ratier e Matheus
1° C

Anônimo disse...

Não adianta nao ter terremoto termos um congresso nacional como o nosso!!!eu fazia uma troca pois acho que em materias de mortes indiretas por omissao ou retardamento nossos politicos são um terremoto escala 10 – as areas de risco do planeta sao mapeadas e que mora la sabe que de uma hora para outra pode acabar tudo – quem mora na californica com a fenda de santo andre para ca e para la ou no japao com placas se rossando toda a hora sabe que pode tomar no cú de uma hora para outra…no seculo XVI teve um terremoto na china que matou mais de um milhao de pessoas e o terremoto na indonesia foi bem mais mortifero que os numeros oficiais divulgam – o terremoto que mais marcou para minha foi no mexico em 1985…lembro que o pais ficou aos pedaços e apavorado por que tinha que sediar a copa do mundo de 1986…foi uma das cenas mais pateticas da humanidade – milhares de mortos e os governantes se preocupando com um torneio de futebol. um grande abraço........

Leonardo Freitas..
1°C

Anônimo disse...

Alunos: Cassiano Marques nº 9
Letícia Moreira 23
Lariana Yasmin 21
1º c
Podemos entender que os terremotos causam locomoções das placas tectônicas,causam muitos estragos e duram de 1 a 2 minutos,são causados por abalos sismicos.
Algumas consequências dos terremotos são :Deslizamento de terra;Tsunamis;Mudanças na rotação da terra.Além de efeitos prejudiciais ao homem,como morte,prejuízos financeiros,ferimentos,desabamentos de construções e muito mais.Os terremotos últimamente vem destruindo cidades,matando pessoas,deixando muitos desabrigados.

Anônimo disse...

terremoto é um abalo repentino que é causado pela ruptura de rochas a 300m abaixo do solo, essa ruptura causa a liberação de uma grande quantidade de energia. Ondas primarias são mais rapidas e conseguem se propagar em todos os meios; a onda secundária não consegue se propagar em meios liquidos. As consequêcias dos terremotos são: vibração do solo, abertura de falhas, deslizamento da terra, tsunamis, mudança na rotação da terra. E contudo, traz muitos prejuizos ao homem, como ferimentos, mortes, prejuizos financeiros e sociais.

Nomes: Thaynara Oliveira, N 34 / Lara Mariana, N 20
1 ano C