terça-feira, 10 de junho de 2008

ETANOL BRASILEIRO


Este é um assunto que vêm sendo vinculado atualmente com certa frequência pelos meios de comunicação brasileiros; o Etanol Brasileiro, inclusive o Presidente Lula, tem feito grandes projetos com esse produto, que irá proporcionar vantagens para a ecomia e sustentabilidade ambiental do país.
Leiam o artigo que está no link logo abaixo, e deixem o seu comentário sobre o assunto no blog, a postagem deve constam nome, nº e turma. Bom trabalho e até mais....Profª Alisandra


http://www.correiodabahia.com.br/exterior/noticia.asp?codigo=155015

46 comentários:

Unknown disse...

Talvez o etanol brasileiro seja considerado como causador da menor produção de alimentos no brasil assim como o biocombustivel,isso acontece porque quando produzimos o etanol brasileiro estamos ocupando terras que poderiam ser usadas para a produção de alimentos, porém existem muitas terras que poderiam ser utilizadas para cultivar alimentos que não são utilizadas,e uma parte de terras muito superior a usada para o etanol.
O etanol brasileiro gera um ganho um tanto grande além de ajudar a despoluir o meio ambiente.
Por tanto é uma coisa boa a produção do etanol brasileiro, porque além de despoluir o meio ambiente gera um ganho grande, e para a produção de alimentos podem ser usadas as terras que não são utilizadas que são maiores do que as terras utilizadas para essa produção lucrativa.

Fábio Luiz nº:11
turma:1º C

Unknown disse...

O etanol brasileiro tem sido muito discutido entre os paises,uns dizem que com isso falta alimento,mas lula diz que o Etanol não causa isso,ele diz que muitos paises se preocupam mais com o petroleo do que com os alimentos.
Muitos criticaram oque ele disse mais ele rebateu as criticas bem,dizendo que o barril de petroleo deu um salto de 30U$ para 130U$,e diz que por que não compram alimentos com isso??

Comcordo plenamento com oque lula diz por que paises estão invedindo a amazonia e distruindo ela.

Nome:Renan Jeronimo e Claudio Henrique
N° 28 e 04
Serie:1C

Anônimo disse...

Nós achamos que o presidente está certo em fazer um apelo pelo o fim da fome e ao criticar os países que atribuem ao Brasil e às produções de etanol e biocombustíveis.Isso gera fome e pobreza em nosso país onde deveria ter prosperidade "Já passou da hora de eliminá-los",não é o etanol que eleva o preço dos alimentos porque o Brasil, que produz mais biocombustíveis, também produz mais alimentos.

NOME:Zayda Line Martins Luiz nº32
Katiane Gerbaudo Santana n°33
Série:1°C

Anônimo disse...

William michel 31
Filipe franco 12
1ºc

O companheiro Lula está querendo investir numa melhor forma de economizar dinheiro e ao mesmo tempo contribuir no combate do aquecimento global, esse etanol pode melhorar e muito a economia brasileira, como os estrangeiros ñ pensam em nós eles querem meter a boca mesmo.

Anônimo disse...

"Lula reclamou daqueles que falam da alta dos alimentos, mas não discutem o preço do petróleo, que seria responsável por 30% do custo final da produção de alimentos no Brasil. “
Afinal o que ele quer? Que o mundo pare de funcionar? Acredite ele não vai conseguir, ele é o presidente e não DEUS, se o BRASIL tem fome isso não é por causa do petróleo, é por causa da irresponsábilidade de seu governo que não serve pra nada só pra encher seu proprio buxo.
Porque o Lula não vai cuidar do mensalão em vez de ficar enchendo os jornais com essas postagens idiotas, o BRASIL tem fome, porque ele não vai fazer alguma coisa como gerar mais empregos, criar mais oportunidades ao inves de se preocupar com alguns minimos por cento que se ocupa da terra para o nosso transporte.
Eu apoio o Etanol e acredito que a produçao dele será uma boa coisa para o BRASIL crescer, talvez a produçao de petróleo muito grande nãop seja muito boa, mais agora o que podemos fazer? Só o LULA pode fazer !



Sinara e Danyara

Juh Lindinha disse...

Nós entendemos que o Lula tem dito que a crise reflete um problema de transferência de renda,já que são as pessoas mais pobres que estão sendo mais gravemente afetadas.Além disso,o governo brasileiro argumenta internacionalmente que o etanol à base de milho produzido nos Estados Unidos estaria causando aumento no preço internacional do grão,elevando preço de rações e carne.Já o etanol brasileiro a base de cana-de-açúcar não estaria contribuindo para a crise,já que o açúcar não é uma das comodities em forte alta.No entanto,críticos dizem que muitas das terras e recursos brasileiros usados para produção de etanol poderiam ser utilizados para produção de alimentos.Também há críticas sobre o impacto ambiental e as condições de trabalho dos empregados da indústria da cana brasileira.


Alunas:Julciléia e Mariana.

Nºs:18 e 25

Série:1ºC

Anônimo disse...

O etanol brasileiro está causando polemicas.Muitas pessoas estão dizendo que o etanol no brasil está sendo cultivado na floresta Amazônica e isso não é verdade,apenas 0,3% da área agricola é ocupada no norte , isto é que, 99,7% de cultivo de cana está a pelo menos dois mil quilômetros da floresta.
O etanol brasileiro é feito de cana de açúcar e é muito melhor que o etanol americano que é feito de milho.

Adriano nº: 01 1°: C
Kissyla n°: 21 1°: C

Anônimo disse...

o etanol nao sera um bom negocio ,pois subira os preços dos alimentos e aumentara a produçao de cana-de-açucar e com o aumento dessa produçao os alimentos ficarao muito caros e isso nao é bom pra ninguem , principalmente para o bolso dos brasileiros que ralam muito para manter-se bem pois com isso prejudicara a todos muitos sofrerao porque com os alimentos nao sao muito caros agora imagine ``pessoas ja passam fome`` agora aumentara ainda mais .resumindo o etanol é bom para a economia e nao é bom para os brasileiros em alimentaçao. agora com o etanol a economia do Brasil sera basicamente na produçao de cana. nome:Diego n'07 1'c

jujuba sk8 disse...

O Brasil é o país mais avançado, do ponto de vista tecnológico, na produção e no uso do etanol como combustível.A cana-de-açúcar é a segunda maior fonte de energia renovável do Brasil.Ele atribui a crise alimentar no mundo com a alta do petróleo e os subsídios agrícolas dos países desenvolvidos.O presidente Luiz Inácio Lula da Silva rebateu com ironia as críticas de que, no Brasil, as plantações de cana-de-açúcar para a produção de etanol estariam invadindo a Amazônia.
Ele chamou o uso do combustível de "revolução dourada".

Nós achamos que ele ta certo!

Nome:faby e Juliana
nº10 e 19
série:1ºC

Anônimo disse...

O Brasil é o país mais avançado, do ponto de vista tecnológico, na produção e no uso do etanol como combustível, é o segundo maior produtor de etanol do mundo, o maior exportador mundial, e é considerado o líder internacional em matéria de biocombustíveis, é a primeira economia em ter atingido um uso sustentável dos biocombustíveis.
Isso está incomodando o tio Bush, porque ele sabe que o nosso Brasil está se tornando uma grande potência, e com certeza, dentro de pouco tempo estará no mesmo nível que os EUA. As críticas citadas por ele, podem até ter um certo fundamento, mas com certeza, não são tão graves a ponto de ser a causa da desmatação da Amazônia, e a da fome em alguns pontos do país.

Alunas: Camila e Lissa Isabela
Nº:03 E 22.
1ºC

Anônimo disse...

Alunos: Glauber e Mayck
nºs: 08, 15
serie: 2º A
O etanol deve ser usado, porem com moderaçao...Sendo que, se for produzido em grande massa
prejudicará tanto o mercado de alimentos, quanto tambem as matas
e florestas.
O etanol polui o ar menos que o petroleo. Ou seja, é menos prejudicial ao planeta, mas jamais ele deveria ser substituido pelos alimeto ao serem produzidos.
Portanto, concordamos em parte com a Conferência da FAO . Porem nao somos tão radical a ponto de extinguir a produçao do etanol.

Wesley Tessaro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

A cana-de-açúcar é a segunda maior fonte de energia renovável do Brasil com a participação na matriz energética atual, considerando-se o álcool combustível e a co-geração de eletricidade, a partir do bagaço.
O presidente disse acreditar que um dia até os Estados Unidos vão chegar à conclusão de que não é possível continuar usando milho - matéria-prima do etanol produzido lá.Sobre esse assunto ainda esta sendo discutido nos paises.Por causa do etanol agora estamos pagando muito caro,por exemplo aumento do preço dos alimentos.

Alunas:Daizy e Luane Nº 29 e 14 2ºA

Anônimo disse...

Na minha opinião o etanol pode ser um solução para o problema do combustivel estar subindo,ele trará mais economia para o país,mas os preços dos alimentos estao subindo cada vez mais,essas terras poderiam ser usadas para o plantio de alimentos.Esses dias estava assistindo o jornal e falaram que se planterem muita cana-de-açucar as pessoas iriam comer açucar no lugar de alimentos.Lula esta correto porque onde ja se viu em vez da pobreza abaixar ela iria subir com o biocombustivel feito a base de cana-de-açúcar,as pessoas de baixa renda ja estam com dificuldades de comprar comidas imagine se isso for aceito o Brasil afundaria.


Aluna:Vanessa Vieira
N:23
Serie:2A

Jéssica Paganote disse...

Visto que o o etanol proporciona ganho ambiental para todo o planeta, pois colabora para diminuir a poluição e o efeito estufa ele realmente é necessário.Mas visto que em outros países não é usada a cana de açucar para essa produção,mas sim alimentos uteis para garantir o sustento de muitas pessoas,fica mais díficil a autorização para criar esse tipo de combustível.E realmente nos EUA é crescente o número de produtores que preferem vender seu milho para as usinas, que pagam mais, do que para as indústrias de alimentos. Na Europa, os produtores partem para culturas exclusivamente destinadas a produzir óleo combustível.Por esse motivo há uma grande disputa entre o etanol e a alimenteção.E isso pode mais pra frente ocorrer no brasil também e pior ainda ocorrer guerras por falta de alimento ou pelo motivo de estar arruinando a terra com os gases tóxicos produzidos pelo petróleo.E´em certa parte nós até concordamos com que o Lula disse,que o petróleo que é muito mais caro que o etanol,e destrói o ambiente também.E hoje as terras que temos no Brasil,não são valorizadas para a plantação de alimentos,mas sim algo que vai trazer benefício a economia brasileira,e a melhor opção para eles é a plantação de cana-de-açucar,mesmo que o alimento se torne mais caro.

alunos:
Jéssica Paganote de Carvalho Nº12
Steffany Leite Nº18 2A

Anônimo disse...

O etanol brasileiro vem sendo uma revolução e um atrativo para o mercado interior e exterior ,e pode render muitos empregos para os brasileiros,mas tem o outro lado da história que gera polêmica.
muitos estão dizendo que esse novo mercado também esta gerando a fome para determinados grupos de pessoas ,que dependem das plantações para sobreviver.
Esse é um assunto que vai dar muito o que falar ainda, porque o etanol tem o lado bom e ruim ,e isso vai gerar muito debate.


RODRIGO Nº16; CHRISTIAN Nº04
SÉRIE: 2ºA

Anônimo disse...

Muitos dos paises emergentes dizem que a alta dos alimentos é devido a produção de biocombustiveis, mais não veêm que o barril de petroleo aumentou de U$30,00 para mais de U$130,00 nos ultimos anos, e que isso implica no tranporte dos alimentos.
Insistem em dizer também que o Brasil está acabando com a Amazonia para plantar cana-de-açúcar, porém apenas 0,03% da produção é na região norte do pais, os outros 99,7% está a mais de dois mil quilômetros da floresta.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, vem tendo o procedimento correto para o nosso país, defendendo a produção de Biocombustíveis.

(: BEEEJO ;@

ee DALE DALE SPORT ;)

Anônimo disse...

Bom ou mau etanol?
A discussão gerada a partir de comentários de países que criticam duramente a posição do Brasil, esse entrave serviu apenas para solidificar, perante o mercado mundial, a imponência do presidente.
O que se pode ver dos contrários ao combústivel renonvável é que além de não conhecer a estrutura agrícola, financeira e tecnológica do país ainda são a favor do combústivel a base de petróleo, e os quais o presidente tachou de "mãos sujas de óleo".
Chegamos também a seguinte conclusão mediante aos argumentos de Lula, o etanol a base de cana-de-açucar é um grande agente despoluidor do ar em constraste com o etanol a base de comida.
E pode-se dizer também que nossa Amazônia esta bem longe das plantações de cana-de-açucar, e plantação no resto do Brasil corresponde a 7% da área agricultável do país e têm apenas 1% voltada para o etanol, restando ainda milhões de terras férteis não utilizadas no pais.
Gustavo R. Nunes da Silva nº28

Wesley Tessaro disse...

Por interesses mesquinhos das nações desenvolvidas, o programa de produção do etanol no Brasil é atacado de forma generalizada, fazendo a opinião pública confundir o etanol de milho produzido pelos EUA (este, sim, nocivo à produção de alimentos) com o etanol de cana-de-açúcar, que usa áreas de pasto que não são indicadas para uso agrícola, nada interferindo em sua produção.
Imaginem o desenvolvimento que países africanos poderão ter se começarem a produzir o etanol de cana em áreas que hoje não são usadas para nada, como Gana vai fazer. Quando o Brasil deixa de ser um país coadjuvante, o “Primeiro Mundo” fica muito incomodado. Dos insanos subsídios dados ao ineficiente etanol americano ninguém fala nada. E dos generosos subdídios aos agricultores europeus, também ninguém fala nada.

ALUNOS:Vander nº22
Wesley nº25

Série:2ºA

Anônimo disse...

o etanol não é responsavel pela crise mundial dos alimentos, pois as àreas de plantações da cana são pequenas, a crise dos alimentos vem sendo causada pelo preço alto de exportação do baril de petróleo que tem 30% do preço na produção final dos alimentos.
ALUNA:Letícia N°13
SERIE:2°a

Anônimo disse...

Nome: Tatiana e Cris Evelin
N°: 20 e 05
Série: 2°A


Apesar do etanol ser um grande avanço para o Brasil, estamos recebendo grandes criticas por produzi-lo, porque no mundo está avendo uma grande escassez de alimentos. As criticas estão acontecento talvez porque as terras utilizadas para plantar cana de açucar poderiam estar sendo usadas para produzir alimentos. O etanol está sendo considerado o grande causador da fome, mais por outro lado ele não polui e ajuda a deter o Aquecimento Global. Como podemos ver exite o lado bom e o lado ruim da produção do etanol.

Unknown disse...

como ficou bem claro,a briga de outros paises com o brasil é devido à apenas uma coisa,inveja!
porque essa é uma tecnologia nossa que eles simplesmente copiaram mas não perfeitamente porque de todo jeito o nosso biocombustivele o nosso etanol é melhor e de mais qualidade que os deles.
Nossas terras são mais produtivas para o bom produto temos sol e água
em abundanciua para a produção de um bom praduto.Eles falam mal dos nossos produtos,dizem q ainda há fome devido nossa produção de etanol e biocombustivel para que nossos preços e produtos caiam para que o deles tenha alta em comssumo e preço.

Anderson de almeida prado. n°02 2°a (jap)

Unknown disse...

O Brasil possui hoje em dia uma incontestável infra-estrutura e tecnologia adquiridas nas últimas décadas para a produção e transporte de etanol no território nacional.
O país tem capacidade suficiente de produzir para ele mesmo. Mas a questão é se ele continuara conseguindo produzir para fora e para ele, pois se produzirmos só para exportação, teriamos que comprar de outros paises, e pagar mais caro. E a intenção do etanol, é ser mais barato.
Tem o fator dele também ser mais limpo que o outro, ele ajudaria na questão do aquecimento global.
Resta saber se será em beneficio, ou maleficio do país, exportar ou não.

Nomes: Ariany, Isabelle, Karen, Jessica
Nºs: 05, 12, 15, 14

Anônimo disse...

Alunas: Francielly Priscila Duarte e Yasmin Rios nº:11 e 28

Talvez o etanol será uma ótima forma de aumentar a economia do país, e trará alguns benefícios, mas será realmente que isso é nescessário e não pode haver outra saída para a economia se fortalecer, com a vinda de beneficios também tem seus malefícios.Para trazer alguns beneficios seria injusto desmantar o pantanal para criar uma usina, em vez de melhorar prejudicaria cada vez mais no aquecimento global.

Anônimo disse...

Não vejo o porquê ta dando tanta discussão sobre esse assunto, pois o etanol não prejudica ninguém a cana de açúcar nem é tão consumida assim ela é uma alternativa. Só por que ele é muito competitivo porque temos terras mais férteis do que outros paises isso significa que o pai pode crescer mais do que esta ele pode se desenvolver mais. A questão que ele pode causar a produção de alimentos isso não é verdade, pois a cana de açúcar ocupa somente em 2%da produção agrícola e o etanol esta em apenas 1% dessa mesma.

Aluno:Pablo Evangelista Pacheco
nº:20 serie:2ºB

Anônimo disse...

O etanol brasileiro vai ajudar muito na economia do nosso país, pois irá proporcionar um aumento de renda com sua exportação. Poderá também oferecer mais empregos com a vinda de indústrias. Mas essa questão gera polêmica no mundo todo, primeiro porque dizem que as plantações de cana-de-açúcar está invadindo a Amazônia, o que não é verdade segundo o presidente Lula. E segundo porque os alimentos estão ficando mais caros, por causa da alta produção de cana-de-açúcar.

Alunos:Amides/Philipe/Reginaldo/
Ricardo
Nº03/22/23/24 Série:2ºB MATUTINO

Unknown disse...

Adrielly e Franciele R. n°:01 e 10
2°"B"

Muitos consideram que o etanol seja uma das causas dos alardes que se relacionam aos alimentos e consequêntemente a crise que os mesmos estão provocando proporcionando assim um aumento na inflação desses tipos de produtos,prejudicando em geral além de produtores os próprios consumidores.
Há opiniões divergentes em relação a qual seja a verdadeira causa e efeitos que o etanol possa a vir acarretar.
O presidente de nosso país colocou como um dos critérios que todos falam sobre o etanol, porém não analizam o preço do pretóleo causador também do custo final da produção de alimentos no Brasil,comentando o quanto pode ser prejudicial para a economia dos próprios países se esse fato se agravar.
Enfim muitas críticas são feitas e o objetivo do lucro está por todos os lugares basta agora seguirmos um caminho em que nós mesmos não sairemos prejudicados.

Aline disse...

o etanol esta presente em bebidas como a cerveja,vinho e aguardente,a produçao de etanol esta aumentando o preco do petroleo e de muitos outros alimentos,O etanol é o mais comum dos álcoois.
O etanol esta trazendo muitos ganhos, alem de ajudar o meio ambiente .
Nome:Aline,Nataly,Nathalia
N°02,18,19
serie:2°b

Anônimo disse...

O etanol diminue a produção de alimentos por usar terras para produzir, assim como o bioconbustivel,mas por outro lado ele gera renda e ajuda a despoluir.
Entao na nossa opiniao o etanol pode ser um beneficio para nós.


Alunas:Denise nº 08
Jéssica Ramos nº29
Série:2º B

Anônimo disse...

O etanol no Brasil talvez,como outros biocombustiveis,o causador do aumento dos preços dos alimentos no mercado.O espaço para a produção dos alimentos acaba sendo quase remota com a produção dos biocombustíveis no Brasil.Por outro lado sua produção pode ajudar o meio ambiente com sua poluição do dia-a-dia,e gerar um ganho um tanto grande para o Brasil.O presidente do Brasil,pode estar questionando que as plantações de cana-de-açucar,estariam invadindo a amazônia,e rebate isso com ironia...
Ou seja para alguns o etanol,pode ser a causa de debates e questionamentos,ja que sua produção pode ser boa ou ruim para a sociedade.
Alunas:Pamela e Camila
Nº21 e 06
serie:2ºB

Anônimo disse...

Achamos que muitos países estão muito mais interassados na produção de etanol brsileiro, pois como sabemos o petróleo chegara ao fim, já o etanol é uma fonte de energia renovavel.
Sendo que todos sabem que é no Brasil a maior fonte de etanol do mundo, o Brasil acabaria futuramente se tornando uma das mais fortes potências do mundo mais como sabemos que o governo atual só se interessou a essa produção pois o etanol é derivado da cana.
Finalizando a idéia queriamos dizer que os USA estão com inveja do Brasil pois não foram eles que conseguiram patentiar o etanol.



Nomes:Danilo / Edmar / Willian
Números: VII / IX / XXVII
Professora: Alisandra
Disciplina: Física
Série: 2° Ano do Ensino Médio
Turma: B
Turno: Matutino
Sala: 1
E.E.P.S.G. José Antonio Pereira

Anônimo disse...

Portanto o etanol brasileiro gera um ganho tanto grande além de ajudar a despoluir o meio ambiente.
Por tanto é uma coisa boa a produção do etanol brasileiro, porque além de despoluir o meio ambiente gera um ganho grande.
o etanol a base de cana-de-açucar é um grande agente despoluidor do ar em constraste com o etanol a base de comida.
E pode-se dizer também que nossa Amazônia esta bem longe das plantações de cana-de-açucar, e plantação no resto do Brasil corresponde a 7% da área agricultável do país e têm apenas 1% voltada para o etanol, restando ainda milhões de terras férteis não utilizadas no pais.
país tem capacidade suficiente de produzir para ele mesmo. Mas a questão é se ele continuara conseguindo produzir para fora e para ele, pois se produzirmos só para exportação, teriamos que comprar de outros paises, e pagar mais caro

Anderson,Antônio, Bryan,nickollas e fabricio
Nª04,05,09,28 e 14 3ªA

Anônimo disse...

Etanol é uma substância obtida da fermentação de açúcares, encontrado em bebidas como cerveja, vinho e aguardente, bem como na indústria de perfumaria. No Brasil, tal substância é também muito utilizada como combustível de motores de explosão, constituindo assim um mercado em ascensão para um combustível obtido de maneira renovável e o estabelecimento de uma indústria de química de base, sustentada na utilização de biomassa de origem agrícola e renovável.O etanol brasileiro gera um ganho um tanto grande além de ajudar a despoluir o meio ambiente.

Anônimo disse...

A produção brasileira de etanol à base de cana-de-açúcar ocupa uma parte muito pequena de terras agricultáveis e não reduz a área de produção de alimentos. Ou seja, toda a cana do Brasil está em 2% da sua área agrícola, e todo o seu etanol é produzido em apenas 1% dessa mesma área.
O etanol da cana gera 8,3 vezes mais energia renovável do que a energia fóssil empregada na sua produção. Já o etanol do milho gera apenas uma vez e meia a energia que consome.
A região Norte tem apenas 0,3% da área total dos canaviais do Brasil,ou seja, 99,7% da cana está a pelo menos dois mil quilômetros da Floresta Amazônica.


Alunas:Auriane e Ísis
n°:6 e 37
3ºA

Anônimo disse...

O etanol brasileiro não pode ser totalmente responsavel pelo aumento dos preços do alimento nacional, além do etanol, há também o uso indevido da terra e da água pelos grandes proprietários de terra, que também ajudam a aumentar o preço da comida.
Creio que estão usando o Etanol como bode espiatório nesse assunto, especialmente por ele ser uma alternativa ao petróleo e muitos países como os EUA, não conseguirem produzir etanol a base de cana de açucar.


Nomes: Kelly, Shuellen, Mariana
Nº: 39, 38, 26
3º ano A

Anônimo disse...

Viva o Etanol

:]

Anônimo disse...

Nós concordamos com as afirmações feitas pelo Presidente Lula, de que a produção de etanol no Brasil não influencia no aumento do preço dos alimentos, pois segundo o que o Presidente disse "ninguém vai deixar de comer para encher o tanque do seu veículo". O Brasil ainda possui muitas áreas para produção agrícola e a produção de etanol não influencia em nada na parte alimentícia, já com o aumento do preço do petróleo há uma considerável modificação no preço da transporte dos alimentos.

Mário e Fran n° 27,16 3ª A

Anônimo disse...

O etanol brasileiro esta sendo discutido em todo mundo. Pois é um meio de combustivel que não é poluente.
Mas também esta sendo considerado o causador das elevações dos preços de alguns produtos.
Na nossa opinião o etanol brasileiro feito da cana de açúcar não interfere em nada nos preços dos alimentos. Já o etanol norte americano feito do milho é o causador das elevações dos alimentos.

Anônimo disse...

O etanol brasileiro esta sendo discutido em todo mundo. Pois é um meio de combustivel que não é poluente.
Mas também esta sendo considerado o causador das elevações dos preços de alguns produtos.
Na nossa opinião o etanol brasileiro feito da cana de açúcar não interfere em nada nos preços dos alimentos. Já o etanol norte americano feito do milho é o causador das elevações dos alimentos.

alunos: Allyson,Cristiano nº:02,11
3ºA

Anônimo disse...

O Brasil é o país mais avançado, do ponto de vista tecnológico, na produção e no uso do etanol como combustível.A produção mundial de álcool aproxima-se dos 40 bilhões de litros, dos quais presume-se que até 25 bilhões de litros sejam utilizados para fins energéticos.
O brasil poderia usar de outras formas para o uso do combustível,pois além de causar danos a saúde humana,causa varios estragos ao meio ambiente.


Alunos: Helaine nº19
Adones nº33
Daniele nº12

Apelidos:HP1 de Itiquira-MT
Dannete ou Dones
Dani de Leon

Série: 3ºano "A"

flw Pósss.....rsrsrsrs

Anônimo disse...

Alunos:Rodrigo e Liniker
Serie:3ºA
Nº:36 e 22

Muitos acusam o etanol de nosso pais como o principal causador da crise alimenticia do mundo,quando isso não é verdade,os principais causadores dessas crises sao o alto preço do petroleo e o alto custo dos subsidios,onde muitos questionam o preço dos alimentos,mas não falam nada sobre o petroleo,quando o preço do petroleo tem influencia direta no preço dos alimentos,pois sem o petroleo nao teria como transportar os alimento,consequentemente com o petroleo am alta o transporte fica mais caro,e por isso esse elevado preço dos alimentos.
Onde a saida é investir em combustiveis alternativos e mais barato como o etanol de cana de açucar,mas um outro problema e onde plantar,pois julgam que investindo em espaço para cana de açucar ira faltar lugar para os alimentos,e bom muitos pararem de criticar e começarem agir,e elabora alguma saida,pois isso nao e um bicho de sete cabeças so precisa de dedicaçao.

Anônimo disse...

ALUNA: HARYANNE K.S. NOLASCO Nº 18
GRACY KELLY Nº 17
SERIE 3°A
O Brasil é o país mais avançado, do ponto de vista tecnológico, na produção e no uso do etanol como combustível, seguido pelos EUA e, em menor escala, pela Argentina, Quênia, Malawi e outros. A produção mundial de álcool aproxima-se dos 40 bilhões de litros, dos quais presume-se que até 25 bilhões de litros sejam utilizados para fins energéticos. O Brasil responde por 15 bilhões de litros deste total.Segundo esta reportagem fica claro como o Brasil está crescendo atraves do etanol, isto esta incomodando muitos paises que não acreditava que o Brasil podia crescer.Ao meu ver o país esta no rumo certo acredito que mais riquezas serão descobertas no país.

Anônimo disse...

Podemos classificar o Etanol em dois tipos o bom e ruim,o bom é que ele ajuda a dispoluir o nosso planeta e é competitivo e o ruim depende das gorduras dos subsídios.
O etanol brasileiro é melhor que o etanol americano porque ele é feito de cana-de-açúcar e é mais potente enquanto o etanol americano é feito de milho.
As pessoas estão dizendo que a floresta Amazônica está acabando por causa que acham que estão plantando cana-de-açúcar na amzônia para a produção de etanol,mas isso não é verdade apenas 0,3% da região norte tem cultivo da agriclutura da cana de açúcar e os outros 99,7% dos canaviais estão a dois mil quilômetros de distância do norte do país.

Kissyla , Jéssica ,Pâmella e Jennifer
1º C

Anônimo disse...

A critica do Presidente do Brasil, Luis Inacio Lula da Silva, contradiz o fato, não só do Brasil mas como outros paises produtores do biocombustivel serem influenciadores assin sendo, senão o principal, causador da escasses de alimentos no mundo. Tentam atribuir a culpa de tal fator ao Etanol para encobrir a taxa do aumento do petroleo e o desmantelamento de subsidios agricolas, onde afirma que "o protecionismo agrícola atrofia e desorganiza a produção dos países mais pobres." (informação retirada do Jornal do Correio da Bahia)

A Briga gerada fez com que o Brasil tivesse os olhos do mundo virados para ele, pois é onde se encontra a amazonia e grande area de terra desocupada mas que não pode ser usada.

Now we need fight for defending the Brazil. ;D See you teacher! kiss


Paulo Antonio nº 29
Cássia - Cáah nº 10
3ºano A

Anônimo disse...

As alternativas apresentadas para o petróleo não tem resultado em êxito, pois as suas desvantagens podem ser muitas, por exemplo: o etanol no qual o Presidente Lula tanto defende, poderá ser um grande problema, pois a quantidade de terras exigida para culturas que produzam o etanol, é amplo, além disso as despesas são outro problema, as culturas produtoras do etanol perdem cerca de 30 a 40 por cento de sua energia potencial quando convertidas em combustível. Até mesmo o metano que é menos custoso, e que libera menos gás carbônico na combustão do que o petróleo, emite outro poluente: o formaldeído, um agente suspeito de ser cancerígeno. Também, no tempo frio, seria mais difícil dar partida nos carros a metanol. Já o gás natural possui acentuadas vantagens como combustível automotivo, os motores que operam com tal combustível limpo precisam de menos manutenção, ele é relativamente barato, e ainda é abundante, porém o reabastecimento nos traz a um obstáculo comum a todos os combustíveis alternativos. Uma solução para este dilema seria carros com motor multicombustível seriam mais fáceis de reabastecer, mas, talvez o seu funcionamento não seja tão limpo, ou tão eficiente, quanto o dos carros movidos por um único combustível limpo. Em minha concepção, a solução, o modo mais imediato de aliviar nossas dificuldades com o petróleo é utilizá-lo de forma mais eficiente. Isto não desfaria a poluição causada pelo petróleo, mas poderia evitar drástica escassez de petróleo, enquanto se desenvolvem combustíveis alternativos, porém os fabricantes de carro não estão investindo em novas tecnologias para poupar combustível, em outras palavras, para eles importa mais ganhar dinheiro agora do que evitar uma crise futura. Isso mostra que todas as alternativas que apresentam os humanos dos recursos do planeta, inclusive de seus combustíveis, aumenta a pilha de evidência que prova que o homem não tem a capacidade de governar a si mesmo.

Aluna: Jéssica C. Miranda
Série: 3°a; N°:20

Unknown disse...

Creio que a idéia do etanol seja com ótima intenção, intenção essa de melhoria para a economia de nossos pais, e também para poupar o meio ambiente. Será que seria essa a atitude correta a ser tomada?
Teremos muito combustível para carros de ótima qualidade, o que será proveitoso, pois a maioria da população brasileira utiliza tal transporte, mas e a minoria, os ditos “carentes”, pessoas sem condições econômicas, pensar neles também não seria mais sensato. Seria como diz o ditado: despir um santo para vestir outro ,locomoção teremos ,e alimentação? Se na situação atual sem etanol, a situação alimentícia está em crise imagine com.
Tanta gente morrendo de fome, os preços altos, o que o povo vai comer ?Aliás, pessoas de classe alta hoje são a minoria, a maioria são obrigados a se conformar com o baixo salário, ao aperto no final do mês. Pena que combustível não enche barriga de ninguém.Só nos resta pensar que não temos escolha ou morremos ou morremos,ou de fome ou intoxicados com a poluição do mundo ,” se corrermos o bicho pega ,se ficarmos ele come “,Escolha no momento ,fora de cogitação, que é desanimador ,é que o mundo está repleto de comodistas ,e ainda fazem mal uso das palavras falam ,falam o tempo todo ,mas nada dizem ,prometem ,mas o compromisso ,ah esse ai passa longe!
NOME :Stéfani Quevedo de Menezes
N°25
2°b